Depois de quase 10 longos anos parado, o futebol de mesa em 1997 ressurge em Caxias com o nome Campo dos Bugres (1º nome de Caxias do Sul), isso graças a Vanderlei Duarte, que com o apoio de Renan Guizzo, Carlos Alberti e Ricardo Borges e mais tarde de Luis Alberto Gazzola, Clóvis Baixas entre outros.
Mais tarde o nome da seria alterado para Associação de Futebol de Mesa Caxias (AFUMECA) e finalmente só depois para a atual Associação de Futebol de Mesa Caxias (AFM Caxias).
Essas pessoas reativam o futebol de mesa em Caxias, alugando uma pequena sala na Avenida Rosseti, que mais tarde seria trocada para uma melhor localizada na esquina das Ruas Garibaldi e Pinheiro Machado, isso para somente alguns apaixonados desfrutarem o prazer de jogar.
Depois de 2 anos, já com a volta de Luiz Pizzamiglio, Airton Dalla Rosa, Marcos Zeni, Nelson Prezzi, Eduardo Isler e alguns novos nomes como, Aramis Segatto, Paulo Dias, Gilberto Winkler, João Lionço, Lourenço Alves, Daniel Pizzamiglio, Alexandre Prezzi, Rogério Prezzi entre outros, é realizado o primeiro campeonato com um número expressivo de sócios, já na sede da Rua Garibaldi, campeonato este vencido por Pizzamiglio, que aliás também venceria o caxiense daquele ano de 1999.
Neste período o futebol de mesa ainda se reestruturava em Caxias do Sul, havia uma tímida renovação, que viria com força total nos anos 2000.